
Outro dia ouvi o termo “sudestinos”, adorei, mas não posso usufruir dos créditos, foi copiado de 1 pessoa mto bacana.

Em geral atribuímos aos nordestinos outras características em comum além do fato de habitarem aquela região do país, mas alguém vê os sudestinos da mesma forma? A mineirice do “cafezim” c/pão de queijo e bolo de fubá q “vai levando” e só arrisca qdo tem certeza em q se confunde c/capixabas, cariocas ou paulistas? As comparações populares entre os 2 últimos, tipo “paulista é o sujeito q se sente o mais sortudo do planeta qdo ganha uma linda mulher, carioca é o q na mesma situação acha q ela deu a maior sorte” retratam com picardia o abismo q nos separa e se estende por todo litoral e sertão acima de nós.

Claro q algumas semanas de convívio não embasam 1 tese sociológica, nem tenho tanta pretensão, estou apenas tergiversando: Baiano é intenso, irreverente, audacioso, possui uma consciência cultural rara nos brasileiros. Já o Potiguar é leve, divertido, desembaraçado e bem mais reservado. Fora do caldeirão carioca e interagindo em seu próprio sítio as diferenças transparecem, talvez pelas pessoas relaxarem e simplesmente serem quem são.

Sobre os outros estados do nordeste careço de elementos p/análise, mas assumi o propósito de conhecer melhor essa gente tão interessante, essas terras tão belas. Tá na agenda de viagens, me aguardem!